Terapias Online

Páginas

quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Fernanda Montenegro leva Emmy de melhor atriz

Fernanda interpretou Dona Picucha, ela é a 1ª brasileira a receber o prêmio

A atriz Fernanda Montenegro venceu o 41º Emmy Internacional, considerado o Oscar da televisão mundial, na categoria melhor atriz por sua atuação no especial de fim de ano "Doce de mãe", da TV Globo. Segundo o site oficial da premiação, Fernanda é a primeira brasileira a receber o prêmio.
Fernanda concorreu com a chinesa Li Sun, de "The Back Palace: Legend of Zhen Huan"; com a britânica Sheridan Smith, de "Mrs. Biggs"; e com a sueca Lotta Tejle, de "30 Degrees in February". A cerimônia de premiação aconteceu na segunda-feira (25), em Nova York, nos Estados Unidos.
"Gostaria de dividir este Emmy com meus queridos diretores, Ana Luiza Azevedo e Jorge Furtado, e com todo o elenco, meus amigos, maravilhosos e estupendos atores do Brasil. Muito obrigada", disse a atriz, visivelmente emocionada, usando um elegante vestido preto de veludo. "Achava-me fora do páreo. Eu vim tranquila porque achava que não iria acontecer nada. Agora eu estou nervosa. Estou feliz", afirmou Fernanda após receber o prêmio.
Em "Doce de mãe", a atriz interpreta Dona Picucha, uma viúva de 85 anos que tem quatro filhos e gosta de escutar música e cozinhar. Como tem lapsos de memória, espalha lembretes em casa para não se esquecer das obrigações.
Quando a Picucha anuncia que quer morar sozinha, já que a empregada e amiga com quem vive há 27 anos vai se casar, a família tenta fazer a matriarca desistir da ideia.
"É o reconhecimento de uma estrela maior da nossa cultura. É a nossa dama maior do teatro, da TV e do cinema brasileiro. E justamente recebeu essa homenagem e reconhecimento internacional", afirmou Carlos Henrique Schroder, diretor-geral da Rede Globo.
Fernanda Montenegro nasceu em 1929 no Rio de Janeiro. Começou a atuar nos anos 1940, adaptando obras de teatro para o rádio e, desde então, manteve uma trajetória artística no país, rejeitando todas as ofertas de Hollywood. A respeito disso, ficou famosa pelas frases: "meu inglês não é bom, mas minha alma é melhor" e "no Brasil tenho uma carreira, nos Estados Unidos tenho um sotaque".
Um dos grandes nomes da teledramaturgia e do teatro no Brasil, Fernanda Montenegro foi a única brasileira já indicada ao Oscar de melhor atriz, pelo seu trabalho no filme "Central do Brasil" (1998). Além do Emmy Internacional, Fernanda já foi vencedora do Urso de Prata do Festival de Cinema de Berlim, de um prêmio no Festival de San Sebastián e do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mais Talento